A 12ª conferência da ONU sobre o clima, que está a decorrer em Nairobi, vai intensificar os esforços na luta contra as alterações climáticas. Se nada for feito, os cenários que se colocam são terríveis. Dê a sua opinião.
logo da Quercus
Últimas notícias sobre a Cimeira de Nairobi

Últimas referências em blogs sobre a Cimeira de Nairobi

.posts recentes

. O fim (por agora)

. O último dia?

. Os discursos

. Resultados negociais no m...

. Discurso oficial do Secre...

. Canadá "abandona" Quioto

. Já só faltam dois dias

. Meandros de uma conferênc...

. Um caracol chamado Quioto

. Portugal - 19º país com m...

. Mudar o clima dentro de c...

. O Prémio “Fóssil do Dia”

. O Calor também mata

. Uma reflexão sobre os obj...

. CO2: Brasil quer mudar fó...

. Os refugiados do Mar

. Mil milhões de árvores em...

. A caminho de Nairobi

. O fracasso do PNAC

. A fome e o clima

.arquivos

. Novembro 2006

Segunda-feira, 6 de Novembro de 2006

Contra o aquecimento, pedalar, pedalar

 
A décima segunda conferência internacional do clima que hoje começa na cidade de Nairobi, no Quénia, deve reforçar os esforços na luta contra o aquecimento global, um fenómeno que ameaça a humanidade e a economia mundial.
 
Pela primeira vez os trabalhos desta conferência decorrem num país da África Sub-Sariana, uma região muito vulnerável às consequências do aquecimento do planeta Terra e que não tem meios para combater esta “verdade inconveniente”, de que as condições climáticas da biosfera estão a mudar, de forma rápida, por via da acção do homem.
 
Como no ano passado em Montreal, a cimeira de Nairobi abriga a reunião da CNUAC (Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), assinada por 189 países dos 192 estados membros das Nações Unidas. Por outro lado, Nairobi também recebe a segunda reunião das partes do Protocolo de Quioto, ratificado por 156 países, mas abandonada pelos Estados Unidos e pela Austrália.
 
O protocolo de Quioto obriga a que 35 países industrializados (os chamados países do Anexo I), que representam 1/3 das emissões mundiais, reduzam até 2012 5 por cento das suas emissões de gases de efeito de estufa, essencialmente ligados à combustão de energias fósseis como o gás, petróleo e carvão.
tags: ,
publicado por nairobi às 10:49
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De direitismopolitico a 6 de Novembro de 2006 às 12:50
Enquanto quisermos manter os nossos padrões de conforto, a sermos egocêntricos intergeracionais e desleixados na gestão individual e nunca colectiva dos recursos ao nosso dispor, isto vai continuar. Enquanto não houver medidas fortes e muito duras que castiguem quem mais polui, enquanto todos os países não se envolverem neste problema preocupante, isto vai continuar na mesma.
Quanto é que o Estado financia a empresas de reciclagem? Se for preciso, não financia nem patrocina os transportes públicos!!! Tem que se impor obrigações e estabelecer-se prioridades na gestão de recursos, porque há muita gente por aí que esbanja recursos de todo tipo sem se dar por isso.
Políticas fortes neste sentido era o necessário, hoje estamos cá nós, amanhã estão os nossos filhos, netos, sobrinhos, etc... não acha?
Esta matéria exige respeito intergeracional e uma responsabilidade de quem já cá está na educação ou reeducação dos vindouros.
Um bem haja a esta abordagem temática. Este sim, um problema que o Bush deveria ter em conta. Mas nós sabemos que EUA teriam agravamentos industriais e financeiros com isso, por isso, estão-se marimbando . Já agora, o que África tem que ver com isto para estar a sofrer com este problema também? Mera hipocrisia, já que eles só poluem pouco mais de 6%, um número irrisório.
É responsabilidade de todos nós fazermos uma gestão cuidada dos recursos.
De Ruben a 10 de Novembro de 2006 às 15:11
pedalar faz muito bem á saude...

Comentar post

logo da Cimeira da ONU sobre alterações climáticas

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. carbono

. carbono-zero

. clima

. co2

. economia

. efeito_estufa

. energia

. estufa

. fao

. floresta

. gases

. governo

. ipcc

. mar

. oceanos

. ong

. onu

. pnac

. portugal

. quercus

. quioto

. saúde

. stern

. transportes

. ue

. unesco

. unfccc

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds