A 12ª conferência da ONU sobre o clima, que está a decorrer em Nairobi, vai intensificar os esforços na luta contra as alterações climáticas. Se nada for feito, os cenários que se colocam são terríveis. Dê a sua opinião.
logo da Quercus
Últimas notícias sobre a Cimeira de Nairobi

Últimas referências em blogs sobre a Cimeira de Nairobi

.posts recentes

. O fim (por agora)

. O último dia?

. Os discursos

. Resultados negociais no m...

. Discurso oficial do Secre...

. Canadá "abandona" Quioto

. Já só faltam dois dias

. Meandros de uma conferênc...

. Um caracol chamado Quioto

. Portugal - 19º país com m...

. Mudar o clima dentro de c...

. O Prémio “Fóssil do Dia”

. O Calor também mata

. Uma reflexão sobre os obj...

. CO2: Brasil quer mudar fó...

. Os refugiados do Mar

. Mil milhões de árvores em...

. A caminho de Nairobi

. O fracasso do PNAC

. A fome e o clima

.arquivos

. Novembro 2006

Sábado, 4 de Novembro de 2006

Alterações climáticas

Alterações climáticas
Portugal entre os países mais afectados
Portugal, Espanha e Itália estão entre os países europeus mais afectados pelo aquecimento global, segundo um relatório britânico que aponta consequências como a falta de água, as ondas de calor e os fogos florestais. (TSF) Ver mais


Alterações climáticas custam tanto quanto as guerras mundiais
Os custos do aquecimento global podem superar os das guerras mundiais se não forem tomadas medidas na próxima década, adverte u m relatório britânico, que aponta Portugal como um dos países europeus mais afectados pelas alterações climáticas. O estudo, da autoria de Nicholas Stern, antigo economista do Banco Mundial, prevê que o número de refugiados vítimas de secas ou inundações se eleve a 200 milhões de pessoas. (JN) Ver mais


Portugal entre os países que aumentam CO2
As emissões de gases responsáveis pelas alterações climáticas diminuíram ligeiramente entre 1990 e 2004 nos países industrializados, mas cresceram 41% em Portugal, o terceiro no ranking dos mais mal comportados. (JN) Ver mais


Emissões de gases voltam a aumentar
Um relatório da ONU indica que as emissões de gases com efeito de estufa estão de novo a aumentar no planeta, apesar dos esforços requeridos no Protocolo de Quioto para reduzir e travar esta situação. (TSF) Ver mais
publicado por nairobi às 15:24
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Mário Barros a 5 de Novembro de 2006 às 11:41
É perfeitamente normal que os gases com efeito de estufa aumentem, e no futuro é mais certo que aumentem que desçam porque o que esta na base de tudo isto é a economia global que não pode sofrer oscilações...Eu na minha opinião o aquecimento global não existe é tudo uma impostura cientifica criada pelos Estados Unidos para poder criar um protocolo que eles mesmo não assinaram que foi o protocolo de Quioto em quase todos os países do mundo declaram que iriam reduzir as emissões e isso parece que não favorece os Estados Unidos pois o pais assim atrasa-se em relação à maior economia do mundo que são estados unidos e aqueles que poluírem de mais pagam um multa (tal como nós) que nos deixa a arder sem dinheiro conclusão o pais atrasa-se em relação aos Estados Unidos e é isso que eles mesmos querem é que os países andem devagar para que eles possam manter a liderança económica...Só para se ter uma noção de como andam as coisas em termos climáticos a temperatura subiu de 1976 a 1998 e neste momento estabilizou por isso não à razão para dizer que 2005 foi o ano mais quente porque é totalmente mentira o ano mais quente foi 1998.O clima é perfeitamente autónomo ele faz o que bem entender quando quer, se agora ele quiser começar a arrefecer e só parar em 2682 ele fá-lo ninguém manda nele ninguém o controla é assim que a natureza funciona o clima não segue qualquer tipo de padrão é totalmente irregular por isso é perfeitamente normal que haja saltos repentinos de temperatura e também descidas brutais e as vezes estabilizações porque é assim mesmo que a mãe natureza funciona.
De hjeronimo@gmail.com a 5 de Novembro de 2006 às 21:30
Acho complectamente absurda a ideia que nós simples cidadãos podemos mudar o clima e que somos nós também os principais responsáveis pela sua alteração . Se o podermos mudar só está na nossa capacidade de voto e nem em todos os paises isso acontece.
O clima é global e não adianta a Europa tentar diminuir a emissão de gases poluentes quando a Russia , a China , a India e o maior poluidor mundial responsável por 47% das emissões de gases poluentes - Estados Unidos , aumentam mais a poluição.
Baixar a velocidade nas autoestradas ? proibir ou taxar ar condicionado ? proibir acesso aos centros das cidades a automoveis ? que hipocrisia , pelos vistos é global , não é só no nosso pais , em Portugal um secretário de estado muito ESTUPIDO (para não dizer mais ) veio dizer que a culpa de hipotéticos aumentos de 16% na electricidade era do comum cidadão mas os maiores comsumidores responsáveis pela facturação de quase 70% da EDP são empresas .
Os governos mundiais que apliquêm a lei quando existem casos de poluição excessiva , que financiem projectos inovadores como a expanção de instalação de paineis fotovoltaicos nos paises do sul da europa , Africa , etc , onde o clima o permita em x de darem chorudos milhões de euros a empresas que ainda vão aumentar a emissão de gases poluidores tal o exemplo que ia acontecer com a refinaria a ser instalada em Sines pelo sr.Monteiro de Barros que queria do estado uma participação de quase 1000 milhões de euros numa coisa que seria só dos seus associados .
Que se modernizem as cidades e sejam pensadas na sua função em x de as autarquias pensarem só em aumentar taxas camarárias e deixarem construir só emprendimentos de luxo , se a classe média , que é aquela que se desloca todos os dias para o emprego, tiver capacidade financeira para ter uma casa em Lisboa , Porto , etc ..em vez de Almada , Barreiro , Queluz , etc ...nao irão usar os seus carros todos os dias , mas o que acontece é que por causa de uma especulação imobiliária excessiva só pessoas idosas ou uma classe muito rica que não abdica de usar carro vive nas grandes cidades , claro que os transportes publicos são uma piada de mau gosto de que nos fazem ficar irritdos quando falam em vedar o acesso a carros ao centro das cidades.
Ainda temos de assinalar que os estados falam por um lado em diminuir a poluição atmosférica , em diminuir a dependencia energética mas depois fazem o oposto baseando a sua politica fiscal e os seus orçamentos nos impostos que ganham cm a vanda de produtos petroliferos , pq não subvencionar MAIS a investigação e expanção das famosas pilhas de hidrogénio ?
Balelsa , mentiras é o que nos tentam impigir , a imagem que tentam passar é que a culpa é do simples cidadão mas ...não me parece assim .

Mas não pensem que eu só critico , tenho ideias e projectos que poderiam atenuar muito os actuais niveis de poluição tais como :
- uma politica de isenção fiscal para aquisição de paineis fotovoltaicos aplicando so estados fundos no desenvolvimento e ampliação de instalações que fabriquem este paineis.
- Investir na renovação da frota de transportes publicos para frotas com qualidade e que usem veiculos a gas , electricos ou a pilhas de hidrogénio.
-Aplicação de fundos e prazos no desenvolvimento de alterntivas viáveis para substituição de combustiveis fosseis , pilhas de hidrogenio.
-Caso seja necessário a construção de centrais nucleares para aumntar a capacidade de produção de energia electrica nos proximos 50 anos.
- Gestão dos recursos hidricos por grandes regiões e não uma gestão nacional e limitada , explo.Na Europa existe um grande indice de pluviosidade ns paises do norte mas uma cada x mais escassa plviosidade nas regiões do sul , pq não não a construção de uma rede hidrográfica trans-europeia ? já foi pensado e custria quase metade do projecto do TGV europeu - que eu tb apoio.
Enfim , temos actualmente as ferramentas , estes assuntos só são resolvidos se todos os governos tomarem as mesmas opções fiscais para não haver um maior aumento de deslocação de capitais , se todos trabalharem em conjunto e em projectos comuns mas é isso que a União europia deveria ser ... projectos comuns , trabalho de equipa , ´NÃO É ?parem de culpar o simples cidadão.
De Hélio a 6 de Novembro de 2006 às 15:58
"Eu na minha opinião o aquecimento global não existe é tudo uma impostura cientifica criada pelos Estados Unidos para poder criar um protocolo que eles mesmo não assinaram que foi o protocolo de Quioto em quase todos os países do mundo declaram que iriam reduzir as emissões e isso parece que não favorece os Estados Unidos pois o pais assim atrasa-se em relação à maior economia do mundo que são estados unidos e aqueles que poluírem de mais pagam um multa (tal como nós) que nos deixa a arder sem dinheiro conclusão o pais atrasa-se em relação aos Estados Unidos e é isso que eles mesmos querem é que os países andem devagar para que eles possam manter a liderança económica..."

Não quero ser arrogante, mas face a este comentário permite-me dizer que nunca vi tanta ignorancia na minha vida!!! Tipo, eu não sou muito bom a português mas sei reparar quando as frases que escrevo não fazem sentido. Mas obrigado pelas gargalhadas que me proporcionas-te a mim e ao amigos com quem decidi partilhar esta pequena frase que escreveste... Um conselho, vai-te informar qualquer coisa sobre o tratado de Quioto antes de falares barbaridades sobre ele...
Cumprimentos
De Mário Barros a 8 de Novembro de 2006 às 11:18
Claro as conferencias que se fazem sobre o clima dão muito bons resultados tão bons que os resultados pioram a cada ano. Passa por aqui e vês como o aquecimento global é uma autentica mentira http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=9001&op=all.

Comentar post

logo da Cimeira da ONU sobre alterações climáticas

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. carbono

. carbono-zero

. clima

. co2

. economia

. efeito_estufa

. energia

. estufa

. fao

. floresta

. gases

. governo

. ipcc

. mar

. oceanos

. ong

. onu

. pnac

. portugal

. quercus

. quioto

. saúde

. stern

. transportes

. ue

. unesco

. unfccc

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds