A 12ª conferência da ONU sobre o clima, que está a decorrer em Nairobi, vai intensificar os esforços na luta contra as alterações climáticas. Se nada for feito, os cenários que se colocam são terríveis. Dê a sua opinião.
Últimas notícias sobre a Cimeira de Nairobi

Últimas referências em blogs sobre a Cimeira de Nairobi

.posts recentes

. O fim (por agora)

. O último dia?

. Os discursos

. Resultados negociais no m...

. Discurso oficial do Secre...

. Canadá "abandona" Quioto

. Já só faltam dois dias

. Meandros de uma conferênc...

. Um caracol chamado Quioto

. Portugal - 19º país com m...

. Mudar o clima dentro de c...

. O Prémio “Fóssil do Dia”

. O Calor também mata

. Uma reflexão sobre os obj...

. CO2: Brasil quer mudar fó...

. Os refugiados do Mar

. Mil milhões de árvores em...

. A caminho de Nairobi

. O fracasso do PNAC

. A fome e o clima

.arquivos

. Novembro 2006

Sábado, 11 de Novembro de 2006

O Prémio “Fóssil do Dia”

Francisco Ferreira (Quercus) em Nairobi

O Prémio “Fóssil do Dia é atribuído diariamente por votação das organizações não governamentais de ambiente aos países que em termos negociais têm pior comportamento. A votação tem habitualmente lugar durante a manhã, numa reunião entre as 9.30h e as 10.30h que reúne as muitas dezenas de organizações não governamentais de ambiente presentes, sendo o anúncio efectuado à uma da tarde. Portugal até agora nunca recebeu um fóssil (só englobado na União Europeia).

Trata-se de uma forma de pressão pública que tem efeitos muito claros, dado que há geralmente uma reacção efectiva e também pública de alguns dos países seleccionados.

Ontem o foco de atenção (primeiro prémio) foi o Brasil. O Brasil tem tentado a todo o custo fazer prevalecer as suas intenções no que respeita à travagem da desflorestação como um compromisso para o período pós-2012, só que à custa desse objectivo tem complicado as negociações na discussão do artigo 9º relativas à revisão do protocolo, usando uma visão legalista e limitada do mesmo, impedindo uma discussão mais alargada do contributo dos países em desenvolvimento na prevenção das alterações climáticas. O segundo prémio foi para a União Europeia por ter apoiado a captura e armazenamento de carbono no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, ao lado dos países produtores de petróleo. Efectivamente esta é uma tecnologia que procura assegurar que o carbono associado à queima de combustíveis fósseis consegue ser retido e armazenado em vez de emitido para a atmosfera. Porém, a tecnologia ainda tem de dar provas, nomeadamente na monitorização, verificação e robustez, bem como ao nível dos custos, pelo que na opinião das organizações não governamentais de ambiente, tal deve ter lugar antes da sua inclusão como projectos passíveis de serem aprovados para poderem ser aplicados pelos países desenvolvidos nos países em desenvolvimento com créditos para os primeiros. Além disso, tal inclusão pode reduzir o investimento prioritário em tecnologias verdadeiramente mais sustentáveis com as renováveis e a eficiência energética.

publicado por nairobi às 13:48
link do post | comentar | favorito

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. carbono

. carbono-zero

. clima

. co2

. economia

. efeito_estufa

. energia

. estufa

. fao

. floresta

. gases

. governo

. ipcc

. mar

. oceanos

. ong

. onu

. pnac

. portugal

. quercus

. quioto

. saúde

. stern

. transportes

. ue

. unesco

. unfccc

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds