A 12ª conferência da ONU sobre o clima, que está a decorrer em Nairobi, vai intensificar os esforços na luta contra as alterações climáticas. Se nada for feito, os cenários que se colocam são terríveis. Dê a sua opinião.
Últimas notícias sobre a Cimeira de Nairobi

Últimas referências em blogs sobre a Cimeira de Nairobi

.posts recentes

. O fim (por agora)

. O último dia?

. Os discursos

. Resultados negociais no m...

. Discurso oficial do Secre...

. Canadá "abandona" Quioto

. Já só faltam dois dias

. Meandros de uma conferênc...

. Um caracol chamado Quioto

. Portugal - 19º país com m...

. Mudar o clima dentro de c...

. O Prémio “Fóssil do Dia”

. O Calor também mata

. Uma reflexão sobre os obj...

. CO2: Brasil quer mudar fó...

. Os refugiados do Mar

. Mil milhões de árvores em...

. A caminho de Nairobi

. O fracasso do PNAC

. A fome e o clima

.arquivos

. Novembro 2006

Segunda-feira, 13 de Novembro de 2006

Portugal - 19º país com melhor performance

Francisco Ferreira (Quercus) em Nairobi
Portugal ficou em classificado em 19º lugar em termos de melhor performance relativamente às alterações climáticas num ranking que incluiu os países desenvolvidos e os países com um forte desenvolvimento industrial recente O índice é da responsabilidade da organização não governamental de ambiente GermanWatch e da Rede Europeia de Acção Climática (a que a Quercus pertence) e contou com a colaboração da Quercus na avaliação qualitativa pericial efectuada a Portugal. O anúncio foi hoje efectuado em conferência de imprensa na reunião das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que está a ter lugar em Nairobi no Quénia.
 
O Climate Change Performance Index (CCPI) 2007 é um instrumento inovador que traz maior transparência às políticas climáticas internacionais. Com base em critérios padrão, o índice avalia e compara a performance de 56 países que, no total, são responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia.
 
O objectivo do índice é aumentar a pressão política e social nos países que têm esquecido até agora o seu trabalho interno no que respeita às alterações climáticas.
 
O CCPI resulta de três componentes parciais que são somadas de modo a criar um ranking da performance em termos de alterações climáticas dos países avaliados. A primeira componente (tendência das emissões) analisa a evolução das emissões nos últimos anos de quatro sectores individualmente: electricidade, transportes, residencial e industrial. A segunda componente refere-se às emissões (nível de emissões) relacionadas com a energia em de cada país integrando variáveis como o produto interno bruto e as emissões per capita. A terceira e última componente (política de emissões) resulta duma avaliação da política climática o país a nível nacional e internacional. A componente de tendência pesa 50%, a componente nível de emissões 30% e as políticas climáticas são ponderadas em 30%. Os dados são retirados da Agência Internacional de Energia e das submissões efectuadas pelos países, sendo as políticas climáticas avaliadas por peritos internacionais na área das alterações climáticas, tendo a Quercus participado a este nível
 
Portugal obteve a 19ª posição no ranking final global (1º é o melhor), sendo que a sua classificação foi a 36ª na componente tendência de emissões, 17ª na componente de nível de emissões e 11º na componente de políticas climáticas, tendo subido seis lugares (era 25º) em relação ao índice de 2006 quando estiveram em avaliação 53 países. Esta posição reflecte o facto de Portugal ter emissões per capita relativamente baixas e ter um conjunto de medidas consignadas para reduzir as emissões, mas ao mesmo tempo reflecte o aumento praticamente sistemático das emissões desde 1990, com dificuldades de cumprimento do Protocolo de Quioto.
 
O país melhor classificado no ranking foi a Suécia, seguido do Reino Unido e da Dinamarca. O pior país foi a Arábia Saudita, tendo a Espanha ficado em 38º lugar e os Estados Unidos em 53º lugar.
publicado por nairobi às 13:13
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De AC Investor Blog a 13 de Novembro de 2006 às 22:02
Portugal consegiu um lugar de respeito no entanto penso que ainda se pode fazer muito e atingir os niveis de Quioto.
De joca a 13 de Novembro de 2006 às 22:39
Portugal ainda pode conseguir um melhor lugar (classificação), o que precisa ?
Construir edifícios energeticamente sustentáveis, utilizando combustíveis alternativos (GPL, GNC ), energia solar, energia eólica, biogás , biomassa, etc. , etc. .
Com isto e muito mais alcançaríamos as metas de Quioto e teríamos um desenvolvimento sustentável...
ainda há muito por fazer...
De ruen a 15 de Novembro de 2006 às 15:56
é isso mesmo

Comentar post

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. carbono

. carbono-zero

. clima

. co2

. economia

. efeito_estufa

. energia

. estufa

. fao

. floresta

. gases

. governo

. ipcc

. mar

. oceanos

. ong

. onu

. pnac

. portugal

. quercus

. quioto

. saúde

. stern

. transportes

. ue

. unesco

. unfccc

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds