A 12ª conferência da ONU sobre o clima, que está a decorrer em Nairobi, vai intensificar os esforços na luta contra as alterações climáticas. Se nada for feito, os cenários que se colocam são terríveis. Dê a sua opinião.
logo da Quercus
Últimas notícias sobre a Cimeira de Nairobi

Últimas referências em blogs sobre a Cimeira de Nairobi

.posts recentes

. O fim (por agora)

. O último dia?

. Os discursos

. Resultados negociais no m...

. Discurso oficial do Secre...

. Canadá "abandona" Quioto

. Já só faltam dois dias

. Meandros de uma conferênc...

. Um caracol chamado Quioto

. Portugal - 19º país com m...

. Mudar o clima dentro de c...

. O Prémio “Fóssil do Dia”

. O Calor também mata

. Uma reflexão sobre os obj...

. CO2: Brasil quer mudar fó...

. Os refugiados do Mar

. Mil milhões de árvores em...

. A caminho de Nairobi

. O fracasso do PNAC

. A fome e o clima

.arquivos

. Novembro 2006

Quarta-feira, 15 de Novembro de 2006

Canadá "abandona" Quioto

Ministra do Ambiente do Canadá
 
O governo do Canadá vai ter que explicar as razões porque “rasga” o protocolo de Quioto.
 
Esta está a ser uma semana difícil para Rona Ambrose, ministra canadiana do Ambiente. Ela não se cansa de explicar a razão do abandono do acordo para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa.
 
O Governo conservador minoritário, recentemente eleito, diz que o Canadá não pode cumprir as reduções de emissões exigidas por Quioto, e propôs a 19 de Outubro uma legislação para a qualidade do ar que ignorou o protocolo e prometeu impor cortes obrigatórios apenas em 2020-2025, 10 anos depois das metas impostas pelo protocolo internacional.

Rona Ambrose está agora em Nairobi depois de na semana passada ter provocado a irritação de alguns delegados ao não estar presente na abertura dos debates, tendo enviado apenas um vídeo com as suas declarações.

No Canadá, os partidos da oposição pedem ao primeiro-ministro Stephen Harper para “mudar um rumo que é um desastre para o nosso ambiente, para a política externa e um sinal da nossa desresponsabilização pelo mundo”, disse o líder liberal Bill Graham.

Os três partidos da oposição no Canadá têm uma maioria dos assentos no Parlamento e todos enviaram delegados a Nairobi para criticar a política de Ambrose.

O Protocolo de Quioto obriga o Canadá a reduzir as suas emissões em seis por cento, a níveis de 1990, até 2012. Actualmente, as emissões estão 35 por cento acima desse objectivo.

Ambrose diz que o Canadá precisa de uma abordagem diferente às alterações do clima mas nega que vai seguir o Presidente George W. Bush e rejeitar completamente Quioto.

Uma sondagem da Canadian Broadcasting Corp divulgada na semana passada revelou que o Ambiente surge em segundo lugar, a seguir aos cuidados de saúde, na lista das prioridades dos canadianos. Quase três quartos dos inquiridos dizem que o Governo não está a fazer o suficiente para combater as alterações climáticas
publicado por nairobi às 22:01
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Mário Barros a 17 de Novembro de 2006 às 16:51
Só fizeram eles bem..Nos deviamos fazer o mesmo.
De Mario Barros a 17 de Novembro de 2006 às 17:17
É pena que neste pais ninguém pense como os canadianos nos que gostamos tanto de países nórdicos até me admiro como não estamos a seguir tal exemplo...mas espera lá...ah pois nos somos mais ricos que o Canada podemos perfeitamente cumprir o protocolo de Quioto...Sim que o nosso pais tem pessoas muito cultas nós até temos tanto civismo como os Canadianos tentamos todos os dias respeitar o clima ao máximo e acima de tudo temos um clima bem mais agreste que o deles as vezes o bom português nem consegue sair de casa com tanta neve....SOMOS uma autentica vergonha mundial é no clima na economia no civismo na cultura nas estradas nas condições em que vive o povo nos endividamentos tanta coisa que até as perco de vista. Nós NUNCA conseguiremos cumprir o protocolo de Quioto enquanto tivermos uma economia que arrasta os pés todos os dias com pessoas que metem baixa só para não trabalhar e acima de tudo não amam a pátria.

Por favor alguém que ponha os olhos no Canadá se não vamos arrotar com uma multa de milhões e milhões de euros em 2012...

Comentar post

logo da Cimeira da ONU sobre alterações climáticas

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. carbono

. carbono-zero

. clima

. co2

. economia

. efeito_estufa

. energia

. estufa

. fao

. floresta

. gases

. governo

. ipcc

. mar

. oceanos

. ong

. onu

. pnac

. portugal

. quercus

. quioto

. saúde

. stern

. transportes

. ue

. unesco

. unfccc

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds