A 12ª conferência da ONU sobre o clima, que está a decorrer em Nairobi, vai intensificar os esforços na luta contra as alterações climáticas. Se nada for feito, os cenários que se colocam são terríveis. Dê a sua opinião.
Últimas notícias sobre a Cimeira de Nairobi

Últimas referências em blogs sobre a Cimeira de Nairobi

.posts recentes

. O fim (por agora)

. O último dia?

. Os discursos

. Resultados negociais no m...

. Discurso oficial do Secre...

. Canadá "abandona" Quioto

. Já só faltam dois dias

. Meandros de uma conferênc...

. Um caracol chamado Quioto

. Portugal - 19º país com m...

. Mudar o clima dentro de c...

. O Prémio “Fóssil do Dia”

. O Calor também mata

. Uma reflexão sobre os obj...

. CO2: Brasil quer mudar fó...

. Os refugiados do Mar

. Mil milhões de árvores em...

. A caminho de Nairobi

. O fracasso do PNAC

. A fome e o clima

.arquivos

. Novembro 2006

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2006

Alterações Climáticas Vs. Património da Humanidade

Conferência de Imprensa em Nairobi
 
No segundo dia de trabalhos, os delegados da 12ª conferência internacional sobre alterações climáticas salientaram esta terça-feira a “necessidade imperiosa” de mecanismos de adaptação às alterações climáticas, fenómeno que ameaça destruir parte do património cultural e natural da Humanidade.
 
"O Atlas da Mudança Climática", elaborado pelo Instituto Ambiental de Estocolmo, com o apoio do PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), foi esta terça-feira divulgado no Quénia.
 
Entre outros dados aponta-se a extinção de várias espécies. No caso do Parque Nacional de Doñana, em Espanha, o relatório indica que já foram perdidas cem espécies de plantas no último século.
 
O degelo acelerado dos glaciares pode causar a ruptura de lagos, e ameaça o parque Chavín de Huantar, no Peru, que abriga tesouros pré-incas, incluindo templos que datam do ano 900 a.C.
 
No Belize, a barreira de corais já sofreu descoloração devido ao aumento das temperaturas da água do mar, assim como diversos outros corais em todo o mundo, e continuará a deteriorar-se, caso as temperaturas continuem a aumentar.
 
"Estes dados representam um novo exemplo de que a mudança climática não é um fenómeno que afecta apenas um aspecto de nossas vidas", disse Achim Steiner, diretor-executivo do PNUA.
 
"Em África, vemos exemplos claros da diminuição das neves eternas do Kilimanjaro e do Monte Quénia", explicou Joseph Massaquoi, diretor do Escritório Regional para a Ciência e a Tecnologia de África da Unesco.
 
Outros locais catalogados como Património da Humanidade incluídos no relatório são os monumentos da cidade egípcia de Alexandria, ameaçados pela erosão do litoral e a inundação do delta do rio Nilo.
 
E, na Tailândia, as inundações já danificaram as ruínas de Sukothai, com 600 anos de antiguidade, enquanto 12 mil sítios arqueológicos e do período medieval na Escócia estão vulneráveis à erosão e ao aumento do nível do mar.
tags:
publicado por nairobi às 00:14
link do post | comentar | favorito

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. carbono

. carbono-zero

. clima

. co2

. economia

. efeito_estufa

. energia

. estufa

. fao

. floresta

. gases

. governo

. ipcc

. mar

. oceanos

. ong

. onu

. pnac

. portugal

. quercus

. quioto

. saúde

. stern

. transportes

. ue

. unesco

. unfccc

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds